quarta-feira, 4 de junho de 2008

Arte e sofrimento

.....................................................................
Não sei sobre outras pessoas, mas às vezes me da uma vontade imensa de escrever, de tornar físico um sentimento que nem sei ao certo qual é.
Hoje eu tava lendo um livro de Barthes e ele disse “(...) escrever é uma atividade gloriosa, mas difícil; o escritor é um artista e lhe é concedido um direito a boêmia (...)” Quem escreve precisa sentir intensamente, viver intensamente, amar intensamente, odiar intensamente, sofrer ... para escrever com propriedade sobre eles. O sofrimento e a dor foram para grandes nomes, como Frida Kahlo, Van Gogh, Tom Jobim, entre outros, elementos chave para o desenvolvimento de reflexões que se transformariam em arte.
Não existe arte sem dor, sem contradição, sem miséria humana. De maneira geral, pode-se dizer que a arte nasce destes elementos. Parece masoquismo, mas na verdade é! A Arte é um modo de contemplar a estética da dor, do sofrimento. Oswaldo Montenegro disse num dos meus poemas favoritos “ que a musica que eu escuto ao longe, seja linda ainda que tristeza”.
Quem nunca quis chorar, sofrer, remoer um sentimento de rejeição, de nostalgia, nem que seja por 1 ??? Ou de ouvir aquela musica e lembrar-se do que na verdade você queria esquecer??? ter um pouco de melancolia faz bem!
Como diria Nelson Mota “não existiria som, se não fosse o silêncio , não existiria Luz se não fosse a escuridão” então não existiria o belo se nao fosse o feio, nem a ARTE se não fosse o SOFRIMENTO.

bjo
Karla Brito

Nenhum comentário: